Hoje vamos voltar a falar sobre os verbos. Mais precisamente vamos estudar as conjugações formais. Já vimos nas 4 outras partes como conjugamos os verbos no tempo presente e passado, nas duas formas afirmativo e negativo... isso para o discurso informal. Agora vamos ver como deixar aqueles verbos formais.
# Os Radicais #
Transformar do discurso informal para o formal não é algo que se possa chamar de difícil. No entanto, antes de vermos como mudamos de um para outro, precisamos entender o conceito de radical do verbos japoneses, pois a partir dele iremos formar as conjugações formais.
Com verbos-u:
- Substitua o último som de ~u por ~i
泳ぐ => 泳ぎ
買う => 買い
飲む => 飲み
Com verbos-ru:
- Apenas retire o ~る.
食べる => 食べ
見る => 見
寝る => 寝
Exceções:
Estes aqui não temos muito o que dizer já que são irregulares.
する => し
くる => き
Uma coisa interessante aqui é que alguns radicais podem ser usados como substantivos, mas não são todos, uma vez que há um número limitado desses radicais-substantivos. Por exemplo, podemos usar o radical de 休む - やすむ - descansar como substantivo que seria 休み - やすみ - descanço. No entanto, não podemos usar o radical de 食べる - comer como substantivo
# A Conjugação Formal #
Uma vez aprendido a formar o radical podemos passar agora para a conjugação formal. Essa conjugação também pode ser chamada de Forma-masu, e vocês já já entenderão o porquê. Tudo o que você tem de fazer aqui é escolhe uma das terminações abaixo ( de acordo com o tempo e forma que desejarem ).
Exemplo:
寝 ません - eu não durmo.
寝 ました - eu dormi.
寝 ませんでした - eu não dormi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário