5 de julho de 2015

Os verbos - Parte V

おはようございます。

Hoje vamos voltar a falar sobre os verbos. Mais precisamente vamos estudar as conjugações formais. Já vimos nas 4 outras partes como conjugamos os verbos no tempo presente e passado, nas duas formas afirmativo e negativo... isso para o discurso informal. Agora vamos ver como deixar aqueles verbos formais.


# Os Radicais # 
Transformar do discurso informal para o formal não é algo que se possa chamar de difícil. No entanto, antes de vermos como mudamos de um para outro, precisamos entender o conceito de radical do verbos japoneses, pois a partir dele iremos formar as conjugações formais.

Com verbos-u:
  • Substitua o último som de ~u por ~i 
Exemplos:

泳ぐ  => 泳ぎ 
買う  => 買い  
飲む  =>  飲み 


Com verbos-ru:
  •  Apenas retire o ~る.
Exemplos:
食べる =>  食べ
見る     =>  見
寝る     =>  寝


Exceções:
Estes aqui não temos muito o que dizer já que são irregulares.

する  => し
くる  => き


Uma coisa interessante aqui é que alguns radicais podem ser usados como substantivos, mas não são todos, uma vez que há um número limitado desses radicais-substantivos. Por exemplo, podemos usar o radical de 休む - やすむ - descansar como substantivo que seria 休み - やすみ - descanço. No entanto, não podemos usar o radical de 食べる - comer como substantivo 食べ - comida, esta forma está errada.


# A Conjugação Formal #
Uma vez aprendido a formar o radical podemos passar agora para a conjugação formal. Essa conjugação também pode ser chamada de Forma-masu, e vocês já já entenderão o porquê. 
Tudo o que você tem de fazer aqui é escolhe uma  das terminações abaixo ( de acordo com o tempo e forma que desejarem ).
Exemplo:


()
(ねる) ます - eu durmo. 
(ねる) ません - eu não durmo.
(ねる) ました - eu dormi.
(ねる) ませんでした  - eu não dormi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário