29 de abril de 2012

Os Ainus: Os Primeiros Povos do Japão

Ola pessoas do bem !!!! ^^

Hoje não vamos estudar gramática, vocábulario ou qualquer outra coisa ligada à língua japonesa. Hoje vamos estudar um pouco de história niponica, pois creio que muitos que aprendem a língua japonesa é porque algum dia desejam visitar, morar ou trabalhar lá no Japão. Então para que voces não cometam uma gafe das enormes com os japoneses, vamos estudar um pouco de historia japonesa ^^.

Antes de começar devo-lhes avisar  que vira e mexe colocarei citações dentro de aspas [ " " ], pois me utilizarei de outros sites e livros para poder contar-lhes um pouco da historia japonesa, com bibliografia no final é claro.

Então deixemos de enrolação e comecemos logo com isso, sim. 
vou me utilizar do mapa acima para melhores explicações sim ^^

Hoje irei falar a respeito dos Ainus [ em japonês アイヌ ], os ainus são um povo muito antigo que viviam no Japão. Eles são de uma etnia indigena que viviam nas ilhas de HOKKAIDO ( Aquela ilhazinha com o numero 1 de cor verde-agua), a ilha Sakhalina ( encontrada a Norte de Hokkaido, proximo a Russia) e nas Ilhas Curilas [ é Curilas mesmo, não confundam com Gurilas ^^] ( situada a nordeste de Hokkaido]
Creio que neste mapa ficará mais facil de entender:


Agora sim né? xD
"Mas como os ainus chegaram ate a ilha de Hokkaido????" deve estar se perguntando agora não é? veja como:

"As ilhas japonesas já são habitadas há pelo menos 30mil ano. Fosseis de plantas e de animais mostram que antigamente o Japão era unido a Asia continental ( ao continente asiatico ). É provável que os primeiros habitantes tenham MIGRADO ao longo de pontes de terra que outrora uniam a ilha de Honshu a Coreia e a ilha de Hokkaido a Siberia. O que hoje é o mar do Japão [ Sea of Japan] já foi um grande lago. Há cerca de 20mil anos as grandes geleiras derreteram, elevando o nivel do mar e criando os estreitos que separam as principais ilhas do Japão uma das outras e do continente."

bom essa é uma teoria provavel de como os seres humanos chegaram ao Japão.
Se estiver achando que isso é uma coisa muito surreal, lembre-se de suas aulas de historia na escola de como os seres humanos chegaram a America pelo ESTREITO DE BERING.... Mas voltemos ao Ainus,sim.

Hoje em dia vivem um pouco mais de 150.000 ainus, a maioria encontrada na ilha de Hokkaido.

"A maioria dos japoneses descende de uma mistura d povos mongois, malasios e polinesios. Os ainus são nitidamente diferentes; parecem-se mais com os povos da Siberia. São mais altos, de constituição mais robusta e têm mais barba e pelos no corpo do que os japoneses em geral."

                                                Temos aqui um exemplo de um homem Ainu atual.

                                       Familia Ainu. Como podem ver eles eram um povo bem rustico.

Esse povo, diferentemente do que pensam, têm idioma proprio totalmente diferente da lingua japonesa, a qual estamos aprendendo, que é falado por poucas pessoas.

Eles também de uma religião propria diferente do budismo e do xintoismo predominantes em todo o povo niponico.
"O povo Ainu respeita as coisas úteis e aproveitáveis para eles. As coisas que estão para alem de sua compreensão, estão sob o controle de “Kamuy” (Deus). Em sua biografia, o povo Ainu ora e realiza várias cerimônias para Deus. Seus Deuses incluem: Deus natureza; fogo, água, vento e trovão. Deus animal; ursos, raposas, corujas, salmão, baleias... Deus planta: cogumelos e artemísia. Deus objeto; canoas e panelas. Deuses que protegem suas casas, Deuses das montanhas e Deuses dos lagos."

Na lingua Ainu, a palavra "ainu" significa "homem", "humano".

                                                                Um casal Ainu

                                                              Mulher Ainu. Linda não? xD


Bom gente, o maximo de informações que encontrei sobre os ainus estão ai em cima, mas achar um bom material em portugues a respeito deles é complicado, mas pelo menos aprendemos quem foram os primeiros habitantes do Japão a qual não podiam passar despercebidos.

                                                      Exemplo de casa Ainu.

                                                                       Roupa Ainu

Se quiserem saber mais a respeito dos ainus temos os seguintes site:
Wikipedia [ in English ] Ainu People
Museu Ainu [ em japones ]

Se estiver no Japão, precisamente em Hokkaido, na provincia de SHiraoi e não tiver aonde ir podes ir ao Museu Ainu da cidade, este site diz a voce como chegar la:
Museu Ainu de Shiraoi [ in English ]

Bom pessoas é isso por hoje
That's all folks! xD
Espero que tenham gostado e viremos com mais historia japonesa futuramente ^^

BIBLIOGRAFIA:
TAMES, Richard. EXPLORANDO O JAPÃO. EDITORA ATICA. 2ªED. , PGNS 6-7.
WIKIPEDIA, AINUS. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ainus

8 comentários:

  1. Adorei,são bem diferentes dos japoneses "atuais",mais morenos.
    Amei.
    Jaa mata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem o contrário disso (apesar da foto aqui exposta, mostrar realmente uma pessoa morena, provavelmente um mestiço), na realidade eles são bem mais claros, alguns são mesmo alourados, eles são classificados como brancos-caucásios.

      Normalmente tem olhos castanhos claro, alguns apresentam mesmo pequenos raios esverdeados, eles são também mais peludos (pêlos corporais), altos e apresentam características distintas da maioria dos japoneses, o rosto tende a ser mais quadrado (asiáticos tem rosto mais ovais), e o sangue é predominante do tipo A (a maioria dos japoneses é do tipo O). Apesar da intensa miscigenação forçada por anos de presença japonesa colonizadora, muitas destas características ainda são bem visíveis nos seus descendentes, muitos dos quais se consideram apenas japoneses. A população Ainu está em declínio à gerações, e alguns estudiosos falam mesmo na impossibilidade de encontrar um representante puro atualmente.

      Os atuais japoneses mais claros, normalmente são do norte do Japão, e muitas vezes descendentes dos Ainos, conscientes ou não. Já que muitos, escondem este tipo de ascendência, por temer preconceito perante a sociedade japonesa tradicional, que consideram os Ainos bárbaros e ignorantes.

      Uma curiosidade, os ainos são geralmente retratados de forma estilizada em mangás e animes, já incorporados dentro da sociedade japonesa, e são a origem de personagens louros com feições asiáticas (japoneses) nestas história. Pois são, considerados louros por muitos japoneses, apesar de na realidade terem os cabelos muita das vezes somente castanhos claros, e não louros, mas perto da grande maioria dos japoneses de cabelos negros, isso faz uma grande diferença.

      Outra curiosidade, os ainos pedem o status de povo indígena, mas o governo japonês nunca reconheceu esse pedido, e os trata como uma minoria étnica somente, o que restringe alguns dos seus pedidos de proteção da sua cultura e de terras ancestrais.

      Excluir
  2. Sera que existe racismo entre os japoneses e eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a sociedade japonesa é muito racista e preconceituosa contra estrangeiros de forma geral, isso está mudando, mas a passos muito lentos. E, os Ainos são muito discriminados dentro da sociedade japonesa, principalmente quando guardam hábitos culturais ancestrais.
      Por isso, muito ainos, suprimem qualquer traço cultural desta ascendência, e se dizem somente japoneses, com hábitos e costumes somente considerados nipônicos, o que os tornam bem aceitos na sociedade japonesa, pois possuem uma característica que atraem muitos, a pele branca.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de uma tradução do termo "Devorador da noite" no idioma desse povo, faltam só essas palavrinhas pra mim completar um projeto. Agradeço desde já quem me responder.

    ResponderExcluir